segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Honda CB300 com ABS - 2010

Honda CB300 com ABS - 2010

Vou começar com o sistema de freios Combined ABS (C-ABS).

Como funciona Combined ABS?

O sistema reúne os benefícios do ABS (Anti-lock Brake System) que evita o travamento das rodas em frenagens bruscas, facilitando o controle do veículo em situações de emergência e permitindo manter seu controle direcional e do CBS (Combined Brake System), que distribui a força de frenagem entre as rodas dianteira e traseira, aumentando a eficiência e evitando o mergulho da suspensão dianteira e a perda de aderência do pneu traseiro.

Nos testes se mostrou muito eficiente, comecei a 40Km/h numa pista de asfalto com areia, claro que pensei "ou funciona ou chão", e funcionou perfeito, alicatei somente o freio dianteiro com vontade e o sistema de freio cumpriu seu papel muito bem, nesta circunstância mantive a moto em linha reta, pois se tentasse desviar a trajetória iria para o chão com certeza.

No chão de paralelepípedo molhado também fiz testes e funcionou muito bem. Em velocidades mais elevadas como á 130Km/h também testei e além de uma potência de freada muito potente (isso chamou minha atenção) manteve a moto bem equilibrada, dando chance a fazer desvios de emergência.

A CB300 e XRE300 com ABS eu indicaria como as motos mais seguras de pilotagem para usuários que queiram comprar a primeira moto ou até inexperientes.


Logo de cara a opinião é unânime, essa moto é linda, com design moderno e atual, parece uma mini Hornet, foi o que mais ouvi durante os testes.

Painel super moderno e atual, é integrante da esportividade da moto.

Traz marcador de combustível, velocímetro digital, contagiros analógico, relógio, hodômetro total e parcial, luzes espia para os piscas, farol alto, neutro e ABS.

Farol com design moderno e agressivo é muito bom.

Utiliza lâmpadas 55/60W que cumprem o papel dando mais segurança nas estradas e locais sem iluminação, na traseira a lanterna também acompanha estilo da moto.

No quesito desempenho, sinceramente me decepcionei na velocidade final. Vale lembrar que a moto não tem 300cc e sim 291,6cc.

Nos testes no plano a moto não passava de 140Km/h (no velocímetro), e em declive eu abaixado quase dentro do painel marcou 153Km/h (no velocímetro). Esperava pelo menos bater 160Km/h.

Velocidade cruzeiro é boa em estrada, da para ir direto de 120 á 130Km/h; até subindo a serra do litoral para São Paulo tranquilo a 120Km/h.

Na pista andando com acelerador virado fez 24,3Km/l, na cidade 23Km/l.

Potência máxima no motor 26,6cv á 7.488 Rpm
Potência máxima na roda 23,0cv á 7.7351 Rpm
Torque de 2,9Kgm á 6.077 Rpm

Cambio como em todas motos Honda é macio e preciso, se fosse dar nota seria "nota 10".

Mesmo com 5 velocidades, o motor trabalha muito bem e não precisa da 6° marcha, comprovamos no dinamômetro quando a moto chegou a 165Km/h cortando no limitador.

Suspensão é calibrada esportivamente, acompanhando o estilo da moto. Isso se traduz num ótimo desempenho nas curvas, chegando a raspar a bota com facilidade.

O que me chamou atenção foi a parte dianteira da moto, se mostrou muito pregada dando maior segurança para pilotagens mais esportivas em curvas de media velocidade. Senti falta da regulagem da pressão da mola do amortecedor trazeiro.

Conforto, nesse quesito deixa um pouco a desejar em viagens

Banco poderia ser mais macio e mais largo, pelo menos dianteiro. Na cidade é muito boa. Gostei da posição e altura do guidão.

A posição de pilotagem é gostosa onde você veste a moto com perfeição em todas as circunstâncias.

Gostaria de chamar atenção em um ponto que notei e gostaria de relatar: pilotando a moto no trânsito caótico de São Paulo (congestionamento) notei quando iria costurar com transito parado (ZIG ZAG) a ponteira de escapamento tocava no pára-choque dos carros, isso aconteceu algumas vezes, que me levou a analisar este item.

E cheguei a conclusão que a ponteira fica muito para fora da linha das pedaleiras, talvez a Honda deveria pensar em mudar desenho para uma forma oval por exemplo.

Conclusão:

- Motor bom, mas vibra um pouco (isso não é um item para levar em conta neste caso);
- Corrente barulhenta;
- Design moderno e de muito bom gosto;
- Consumo bom;
- Cambio é preciso e macio;
- Suspensão pouco dura, mas muito eficiente especialmente em pilotagens esportivas;
- Conforto: na cidade boa, mas em viagens deixa pouco a desejar;
- Freios excelentes, o ABS é perfeito para o modelo e muito potente;
- Farol muito bom, cumpre seu papel muito bem.
A CB300 com ABS é excelente moto, com materiais de ótima qualidade, super segura com o sistema ABS de freio, maleável no transito, muito fácil de pilotar, para quem deseja uma moto moderna na categoria, esta é a moto; para primeira moto é perfeita ou usar no dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário