segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Yamaha XTZ 250 Lander - 2010

Yamaha XTZ 250 Lander - 2010

Excelente moto para uso misto, uma das melhores custo benefício do mercado, pois a Lander 250 se mostrou boa tanto para asfalto como na terra.

Na estrada: o desempenho é igual a Fazer250, "mesmo motor, câmbio...." velocidade cruzeiro é de 120Km/h tranquilo, más se quiser andar a cima ela vai fácil, cheguei andar entre 130 á 140Km/h por muito tempo, com esta média alta ela fez 20,48Km/l e a velocidade final (painel) abaixado como de praxe e pista em declive ela bateu os 150Km/h entrando no limitador. (mesma velocidade final que deu a Fazer 250)

Em velocidades altas (130-140Km/h) a moto fica um pouco leve, mas isso é normal, sem preocupações e nem falta de estabilidade, que isso fique claro, pois quem não conhece limites de cada moto falam muita besteira por aí... por exemplo uma speed fica mais leve a +- 250Km/h e isso é normal... cada uma na sua né...

Nas curvas sem bumps (ondulações) fiquei satisfeito, fiz curvas á 140Km/h e a suspensão se mostrou muito boa e fácil de pilotar, quando o asfalto é ruim, aí pega um pouco, pois a suspensão traseira (possui regulagem somente na pressão da mola) tem um retorno muito rápido e isso faz o pneu não copiar perfeitamente o piso, os bumps curtos ela não copia com perfeição, seja na rua normal, terra ou na estrada. Destaco dizendo que a deficiência da suspensão traseira não atrapalha em nada em condições normais.

Na cidade: Excelente no transito, com guidão alto você consegue passar entre os carros com facilidade, pois os retrovisores passam abaixo do guidão na maioria das vezes, com exceção das peruas, vans... que é a minoria. Super maleável e fácil de pilotar.

Cambio: Com 5 marchas ela precisa de uma sexta, ou alongar a relação colocando um pinhão com 1 dente a mais, creio que isso cairia +- 1.000Rpm e ficaria até mais econômica.

Os engates são precisos, más alavanca do seletor de marcha é pouco dura.

Freio: foi o que me chamou a maior atenção, vou ser direto.... não gostei nada, além de ser muito borrachudo ele não para a moto em emergência, o traseiro é bom, mas o dianteiro não gostei nadica de nada.... vou relatar o que aconteceu comigo; estava a 100Km/h aproximadamente e tive que frear bruscamente e a moto não parou.... tive sorte e desviei do obstáculo a tempo (traseira de um carro...rsrs), se não era chão na certa... claro que sei o potencial de uma freada de moto, por isso afirmo: "a moto não freia o que deveria".

Possui freios a disco na dianteira e traseira.

Na Terra: Para quem quer andar na terra, fazer trilhas esta é a moto. Leve e maleável é fácil de pilotar, possui bom torque.

Só a suspensão traseira da para melhorar, mas isso não impede de colocar na trilha sem alterações, e a respeito do freio dianteiro na terra, para novatos é até bom ser borrachudo, de resto é nota dez.

Conforto: Para estilo On/Off-Road é boa, o banco possui uma espuma na medida, mas estreita como nos outros modelos da categoria, em viagens para mim é cansativo mesmo pilotando em uma posição ereta, acho que acostumei demais com speeds que me cansam menos... isso no meu caso, pois o vento ajuda a segurar o corpo e nos estilos Off-Road vc tem se segurar para não voar.

Motor: muito bom, e não fez feio, más ele faz um barulho muito feio que é mais alto ainda do que da Fazer250, porque a posição de pilotagem é quase em cima do motor, e na estrada chega a incomodar, mas creio que é costume, com o tempo nem se nota ou enlouquece...rsrsrrs (brincadeira heimmm)

Dinamômetro:

Potência máxima no motor 22,9cv á 8.086 RPM
Potência máxima na roda 19,5cv á 7.950 RPM
Torque de 2,1Kgm á 8.086 RPM..


Painel: Todo digital, moderno e completo, mas o conta giros achei pouco visível. o hodômetro da reserva é muito útil (Fuel trip) - marca os quilômetros da reserva automaticamente.
Farol: sistema de iluminação é razoável, farol possui design interessante (eu gosto particularmente).

Conclusão:

- Motor bom, mas barulhento
- Consumo bom
- Cambio é preciso, mas alavanca pouco dura
- Suspensão no geral é boa, mas precisa melhorar a velocidade do retorno da suspensão traseira
- Conforto: razoável, a espuma do banco possui uma boa densidade e a posição pilotagem ereta
- Freios razoável
A Lander 250 é uma das melhores moto custo beneficio do mercado na categoria, demonstrou ótima na cidade e na terra, super maleável, eu indicaria para cidade, fazer trilhas e até mesmo para a primeira moto, pois muito fácil de pilotar, boa para usar no dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário